SISCOS

Intercâmbio em Sistemas Agroflorestais

06/06/2014 10:18:16
por Wesley Ramos
Foto por:
... o sentimento de felicidade em conhecer coisas novas, rever amigos e conhecer pessoas, é o tempero que faz toda a diferença.
... o sentimento de felicidade em conhecer coisas novas, rever amigos e conhecer pessoas, é o tempero que faz toda a diferença.

O assentamento Raimundo Vieira de Nova Guarita recebeu neste último dia 17 de maio de 2014 o primeiro intercâmbio da segunda fase do projeto Sementes do Portal. A proposta dessa ferramenta no projeto é de permitir a troca de experiência entre agricultores que já possuem áreas de agroflorestas em suas propriedades e agricultores que irão plantar pela primeira vez este ano, além de integrar os diferentes grupos que compõem o Sementes do Portal.
Os participantes foram divididos em grupos que circularam durante todo o dia por áreas de SAF (Sistemas Agroflorestais) de 03 propriedades atendidas na primeira fase do projeto. A sede da associação local foi espaço para a conversa final a cerca das impressões e dúvidas tidas nas visitas. Dos aspectos ressaltados, os mais relacionados a "muvuca de sementes” foram os que mais chamaram a atenção, como por exemplo a grande variedade de espécies que se utiliza num SAF. A produção de banana e a utilização do SAF em outras atividades como na nutrição animal também ganharam destaque nessa roda de conversa que fez todos perceberem o quanto o empenho do agricultor reluz no desenvolvimento da agrofloresta.
Os resultados desta interação ultrapassam os conhecimentos adquiridos pois o sentimento de felicidade em conhecer coisas novas, rever amigos e conhecer pessoas, é o tempero que faz toda a diferença.

Frases colhidas nos relatórios e no debate final que ajudam a explicar o impacto que uma atividade como esta possibilitou:

" Eu achei este intercâmbio uma coisa muito boa e uma coisa nova para quem vem nos visitar. Gostei muito. Tivemos experiências novas pelos outros participantes... Ficamos felizes com a felicidade deles".

" Vi que é possível produzir sem acabar com a natureza"

“...uma atividade assim não é só para aprender a plantar. È para fazer amigos. Agente fica
mais amigo, conhece mais pessoas. E isso também é importante na vida, pois ficamos mais
felizes...”.