SISCOS

Encontro de Avaliação e Planejamento do SISCOS acontece neste sábado

15/04/2012 01:34:30
por Anderson Luiz Caitano Ribeiro

Com o intuito de avaliar as ações desenvolvidas durante o ano de 2011 e planejar as que serão postas em prática em 2012 é que acontece neste sábado mais um encontro do Sistema de Comercialização Solidária – SISCOS.

O encontro acontece em um hotel de Alta Floresta e tem início logo pela manhã. “Estamos formatando uma programação bem dinâmica e que envolverá realmente todos os componentes que envolvem o SISCOS”, diz Aline Nava, coordenadora do sistema.

Além de apresentação de cada um dos componentes do Sistema, outro momento interessante será a palestra com representantes da ONG Terra Mater, que desenvolvem atividades aos moldes do SISCOS na região de Piracicaba/SP.

No período vespertino dinâmicas auxiliarão os participantes a identificar os principais limitantes enfrentados atualmente e quais as suas possíveis soluções. “Tudo irá auxiliar para a proposição de ações que nortearão as atividades do próximo ano”, diz Nava.

Segundo Aline, encontros como este é que propiciam a verdadeira troca entre as pessoas. “É aí que está o grande diferencial para o sistema de consumo padrão que a nossa sociedade conhece”, diz.

Para Andrezza Spexoto, presidente do Instituto Ouro Verde “o objetivo primordial de uma Rede de Consumo consiste em contribuir para a segurança alimentar e melhoria nos processos da cadeia produtiva agrícola da região, viabilizando a comercialização e o acesso a produtos frescos e saudáveis da agricultura familiar e economia solidária com preço justo, por meio do apoio à organização social e gerencial, promoção da agricultura familiar, articulação direta com os consumidores, incentivo a formas de manejos menos degradantes para com o meio natural, ênfase em sistemas de produção ecológicos”, conclui.

Como funciona o SISCOS

Toda segunda-feira é disponibilizado no sistema online a lista dos produtos e a respectiva quantidade que os produtores terão condições de atender na semana. A partir de então, os consumidores têm o prazo de efetuar suas compras até quinta-feira a noite. Os produtos adquiridos estarão disponíveis para retirada no sábado pela manhã na sede do Instituto Ouro Verde e nos pontos de distribuição em alguns bairros da cidade. Caso preferirem, os consumidores podem optar ainda pelo pagamento de uma taxa fixa de entrega, sendo que neste caso, receberão seus produtos comodamente em suas residências.