SISCOS

Documentário SISCOS será exibido em Moçambique

27/06/2013 22:36:02
por Anderson Luiz Caitano Ribeiro

O documentário ‘SISCOS – Construindo uma rede de produtores e consumidores responsáveis’, produzido pelo Instituto Ouro Verde em 2012, será exibido durante o 4º Kugoma - Fórum de Cinema de Curta-metragem de Maputo, capital de Moçambique. O evento é anual, de caráter não-comercial e não-competitivo, de divulgação de cinema e tem início hoje e vai até o dia 7 de julho de 2013.

A articulação para que o filme fosse exibido durante o Festival foi conduzida por Elenor Cecon Júnior, colaborador do Instituto Ouro Verde e membro do Cineclube Floresta, entidade que realizadora o Festival de Cinema na Floresta, em Alta Floresta.

O documentário retrata a história de um grupo de fornecedores e consumidores que desde 2008 tem discutido e trabalhado a partir dos princípios da economia solidária e consumo responsável.

De acordo com Elenor, outros três filmes alta-florestenses integram a programação e serão exibidos no dia 04 de julho. “Além deste documentário, teremos a exibição do documentário ‘Sementes’ e ainda de dois curta-metragens ficção – ‘Consequências’ e ‘Vestígios do Tempo’, que dão um panorama bem diverso da produção alta-florestense”.

Para Aline Nava, articuladora do SISCOS, se diz gratificada com a atividade. “Com certeza é motivo de muita alegria para nós, pois pessoas de outros continentes poderão conhecer um pouco do trabalho que agricultores e consumidores estão desenvolvendo aqui na Amazônia baseado nas praticas de solidariedade e desenvolvimento local, que promove a justiça social, de gênero e ambiental”, diz.

“Como acompanharei as exibições e ao final sempre acontece um debate com o público presente, acredito que teremos um momento muito interessante de apresentação do trabalho desenvolvido em Alta Floresta e região”, finaliza Cecon.

A viagem de Elenor Cecon Júnior está sendo financiada através do edital de Intercâmbio Cultural da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.